A avaliação do ciclo de vida torna transparente o desempenho de sustentabilidade do Sunny Highpower PEAK3

A avaliação do ciclo de vida torna transparente o desempenho de sustentabilidade do Sunny Highpower PEAK3

Especialistas do Fraunhofer Institute for Building Physics (IBP) prepararam uma avaliação do ciclo de vida (LCA – Life Cycle Assessment) para o inversor de string Sunny Highpower PEAK3 em nome da SMA. O estudo, realizado de acordo com padrões e métodos científicos reconhecidos internacionalmente, rastreia o desempenho de sustentabilidade do inversor durante todo o seu ciclo de vida, desde a aquisição de matérias-primas até o fim da vida útil do produto. A LCA foi certificada de forma independente pela DEKRA Assurance Services GmbH. Os especialistas atestam a profundidade dos detalhes e a qualidade dos dados fornecidos no estudo.

"É importante para nós fornecer aos nossos clientes informações abrangentes e cientificamente sólidas sobre o impacto ambiental de nossos produtos em todo o seu ciclo de vida", disse Christian Scholz, diretor de sistemas de gerenciamento integrado global da SMA e gerente de projeto da LCA. "A avaliação do ciclo de vida preparada externamente e certificada de forma independente para o Sunny Highpower PEAK3 demonstra que estamos indo além dos estudos publicados anteriormente por nossos concorrentes. Também forneceremos estudos de LCA para outros inversores da SMA no futuro."

Uma avaliação do ciclo de vida é um método científico estabelecido para quantificar o impacto ambiental de processos, produtos e serviços. As normas ISO 14040 e 14044 padronizam a metodologia para a LCA, garantindo a transparência necessária para fornecer uma representação abrangente do desempenho de sustentabilidade do produto que está sendo avaliado.

Principais conclusões sobre a pegada de carbono e outros potenciais de melhoria

As 16 categorias de impacto ambiental examinadas na LCA incluem a pegada de carbono do Sunny Highpower PEAK3 na categoria "mudanças climáticas". Isso envolveu a análise das emissões de gases de efeito estufa causadas pelo inversor durante todo o ciclo de vida do produto. Com base nos resultados, também é possível calcular o período de retorno de CO2 do inversor - ou seja, o tempo necessário para que a quantidade de CO2e economizada pela geração de energia solar em um sistema fotovoltaico que incorpora o Sunny Highpower PEAK3 compense a quantidade de CO2e causada pelo inversor durante seu ciclo de vida. Dependendo do cenário de aplicação examinado nos mercados típicos para o Sunny Highpower PEAK3, o período de retorno do inversor está entre 1,0 e 1,4 anos, de acordo com os cálculos da SMA. Após esse período, a operação do inversor durante o restante da vida útil de aproximadamente 20 anos ajuda a economizar CO2e em relação à eletricidade proveniente da rede elétrica pública.

"Os resultados da LCA também nos fornecem indicações importantes sobre as áreas com maior potencial para medidas destinadas a melhorar o desempenho de sustentabilidade das futuras gerações de produtos. Eles confirmam que estamos certos ao nos concentrarmos no uso responsável dos materiais", disse Scholz.

Um white paper que resume as principais conclusões da LCA, com ênfase na pegada de carbono do Sunny Highpower PEAK3, está disponível para download no site de sustentabilidade da SMA.


Sobre a SMA
Como especialista líder global em tecnologia de sistemas fotovoltaicos e de armazenamento, o Grupo SMA está definindo os padrões de hoje para o fornecimento de energia descentralizada e renovável de amanhã. O portfólio da SMA contém uma ampla gama de inversores fotovoltaicos e de baterias eficientes, soluções de sistema abrangentes para sistemas fotovoltaicos e de armazenamento de baterias de todas as classes de potência, sistemas inteligentes de gerenciamento de energia e soluções de carregamento para veículos elétricos e aplicações de energia para gás. Serviços de energia digital, bem como serviços abrangentes, incluindo serviços de operação e manutenção para usinas de energia fotovoltaica, completam a gama da SMA. Os inversores da SMA, com uma potência total de mais de 125 gigawatts, foram instalados em mais de 190 países em todo o mundo. Eles ajudam a evitar a emissão de cerca de 63 milhões de toneladas de CO2e anualmente. A tecnologia multipremiada da SMA é protegida por mais de 1.700 patentes e modelos de utilidade. Desde 2008, a empresa controladora do Grupo, a SMA Solar Technology AG, está listada no Prime Standard da Bolsa de Valores de Frankfurt (S92) e no índice TecDAX e MDAX.


SMA Solar Technology AG
Sonnenallee 1
34266 Niestetal
Germany

Head de Comunicações Corporativas:
Anja Jasper
Tel. +49 561 9522-2805
Presse@SMA.de

Contato de Imprensa:
Dagmar Buth-Parvaresh
Tel. +49 561 9522-421414
Presse@SMA.de

Contato de Sustentabilidade:
Susanne Henkel
Tel. +49 561 9522-1124
Sustainability@SMA.de


Disclaimer:
Este comunicado à imprensa serve apenas como informação e não constitui uma oferta ou convite para subscrever, adquirir, manter ou vender quaisquer valores mobiliários da SMA Solar Technology AG (a "Empresa") ou qualquer subsidiária presente ou futura da Empresa (juntamente com a Empresa, o "Grupo SMA"), nem deve formar a base de, ou ser considerado em conexão com, qualquer contrato de compra ou subscrição de quaisquer valores mobiliários da Empresa ou de qualquer membro do Grupo SMA ou compromisso de qualquer natureza. Os títulos não podem ser oferecidos ou vendidos nos Estados Unidos da América sem registro ou isenção de registro nos termos do U.S. Securities Act de 1933, conforme aditado.

Este comunicado à imprensa pode conter declarações orientadas para o futuro. Declarações orientadas para o futuro são declarações que não descrevem fatos do passado. Elas também incluem declarações sobre nossas suposições e expectativas. Essas declarações são baseadas em planos, estimativas e previsões que o Conselho de Administração da SMA Solar Technology AG (SMA ou empresa) tem disponíveis no momento. As declarações orientadas para o futuro são, portanto, válidas apenas no dia em que são feitas. As declarações orientadas para o futuro contêm, por natureza, riscos e elementos de incerteza. Diversos riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem levar a diferenças consideráveis entre os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da empresa e as estimativas aqui apresentadas. Esses fatores incluem aqueles que a SMA discutiu em relatórios publicados. Esses relatórios estão disponíveis no site da SMA em www.SMA.de. A empresa não aceita nenhuma obrigação de atualizar essas declarações orientadas para o futuro ou de ajustá-las a eventos ou desenvolvimentos futuros.