Áreas de atuação do gerenciamento da sustentabilidade

Área de atuação "Boa governança e comportamento ético”

Área de atuação "Boa governança e comportamento ético”

Agir de forma ética, íntegra e sustentável em todos os momentos

O Código de Conduta do Grupo SMA representa nossos valores e estabelece padrões claros de comportamento para todos os colaboradores. Além de implementar requisitos legais e regulatórios, temos o compromisso de agir sempre de forma ética, íntegra e sustentável, de assumir nossa responsabilidade corporativa e de tratar os outros com respeito.

Também estamos comprometidos com valores e princípios reconhecidos internacionalmente. Ao assinarmos o Pacto Global da ONU em 2011, endossamos os dez princípios que ele estabelece em relação a direitos humanos, padrões trabalhistas, proteção ambiental e anticorrupção. Também estamos comprometidos com as Diretrizes da OCDE para Empresas Multinacionais, os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, a Carta Internacional de Direitos Humanos e as normas trabalhistas fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Integridade e conformidade

Nosso gerenciamento de conformidade baseia-se em uma abordagem baseada em valores e na promoção de uma cultura de conformidade. Para que esse gerenciamento seja eficaz, é essencial que os colaboradores aceitem as regras na medida do possível e compreendam os objetivos e valores subjacentes.

Todos os colaboradores do Grupo SMA são obrigados a agir de maneira eticamente correta, de acordo com as diretrizes e em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. O treinamento regular em compliance garante a conscientização e o conhecimento necessários. A SMA não tolera nenhuma forma de corrupção dentro da empresa ou nas organizações de parceiros comerciais e apóia ativamente os "Princípios Empresariais de Combate ao Suborno" da Transparency International.

Integridade e conformidade

Cadeias de suprimentos sustentáveis

O Código de Conduta da SMA para Parceiros de Negócios formula nossos padrões e as expectativas que temos em relação aos fornecedores e outros parceiros de negócios no que diz respeito ao reconhecimento de padrões e princípios internacionais, proteção à saúde, segurança ocupacional e qualidade do produto, respeito aos direitos humanos e condições justas de trabalho, concorrência leal, proteção da confidencialidade, informações e propriedade, bem como proteção ambiental e uso responsável de energia. Como parte dos Termos e Condições Gerais, o Código de Conduta é obrigatório para todos os fornecedores. Nossos fornecedores também se comprometem a transmitir esse requisito nas cadeias de suprimentos.

Medição do desempenho da sustentabilidade

Em 2017, começamos a avaliar o desempenho de sustentabilidade de nossos fornecedores diretos A e B. Nesse processo, primeiro nos concentramos nos fornecedores que representam a maior porcentagem em termos de valor das mercadorias fornecidas. A avaliação foi realizada com o software de sustentabilidade de um parceiro externo. O desempenho de sustentabilidade abrange as áreas de meio ambiente, trabalho e direitos humanos, ética e compras sustentáveis. Os fornecedores que já passaram por uma avaliação mostram, em sua maioria, uma imagem positiva e uma melhoria constante do desempenho em sustentabilidade.

Nenhum produto de Xinjiang ou da Rússia

Desde 2020, tem havido uma crescente preocupação internacional com indícios de violações de direitos humanos contra a etnia uigur na região de Xinjiang, na China. A SMA compartilha essa preocupação e, portanto, realizou uma análise de fornecedores que nos permite concluir que não há relações comerciais entre a empresa e fornecedores localizados nessa região. Além disso, implementamos um elemento em nosso processo global de seleção de fornecedores para garantir que também não compraremos produtos dessa região no futuro. Desde o início do ataque russo à Ucrânia, também estendemos esse elemento aos fornecedores da Rússia. Portanto, também podemos confirmar que não adquirimos produtos de origem russa.

Cadeias de suprimentos sustentáveis