Os inversores SMA com otimização de rendimento integrada superam os otimizadores de módulo

Os inversores SMA com otimização de rendimento integrada superam os otimizadores de módulo

Otimizador de módulo ou inversor com otimização de rendimento integrada? Essa é a pergunta que os profissionais de energia solar se perguntam antes de instalar um sistema fotovoltaico - especialmente quando se trata de sombreamento. Um estudo da Universidade do Sul da Dinamarca (SDU) agora tem a resposta. Isso mostra que em quase todas as aplicações, um sistema fotovoltaico com inversores string modernos podem alcançar rendimentos mais altos do que um sistema com otimizadores de módulo convencionais. O menor número de componentes elétricos no sistema fotovoltaico também minimiza a suscetibilidade a erros. O tempo e os custos de instalação são reduzidos e o trabalho de manutenção é mais fácil.

“Quando desenvolvemos nossos inversores, buscamos funções totalmente integradas desde o início. O SMA ShadeFix é uma solução de software digital integrada que otimiza de maneira abrangente o rendimento de energia em sistemas fotovoltaicos. Ele supera os métodos convencionais baseados em hardware para otimizar o rendimento em sistemas fotovoltaicos ”, disse Nick Morbach, vice-presidente executivo da unidade de negócios Soluções Residencial e Comercial da SMA. “O estudo da SDU fornece a evidência de que estamos no caminho certo. Os inversores inovadores da SMA têm todas as funções que nossos clientes precisam e garantem os mais altos rendimentos em sistemas fotovoltaicos. Nenhum componente adicional é necessário, mesmo para módulos sombreados. Isso reduz o número de componentes eletrônicos usados por um fator de 30 em comparação com um sistema com otimizadores de módulo. Isso tem um efeito extremamente positivo na confiabilidade e segurança do sistema fotovoltaico e no meio ambiente.”

Os inversores string da SMA são desenvolvidos para oferecer otimização de rendimento altamente eficiente. É por isso que a SMA aprimorou consistentemente o rastreamento MPP (orientação para a potência ideal do módulo fotovoltaico). O software SMA ShadeFix garante que o desempenho máximo global de cada sequência de módulos fotovoltaicos seja detectado com segurança e a energia disponível dos módulos seja utilizada da maneira mais eficaz o tempo todo.

Somente em sistemas fotovoltaicos com sombreamento intenso é possível obter melhores valores usando seletivamente otimizadores de módulo, de acordo com o professor associado Wulf-Toke Franke, da SDU. No entanto, ele também disse que a suscetibilidade a erros aumentou em sistemas fotovoltaicos com otimizadores de módulo. Mais componentes no sistema significam mais conectores, aumentando o risco de falhas e incêndios no sistema. No geral, o estudo (O impacto dos otimizadores para módulos fotovoltaicos) contradiz, assim, declarações gerais sobre rendimentos de energia adicionais obtidos com o uso de otimizadores. Ele encontra poucos cenários em que o uso de otimizadores melhora o desempenho do sistema.

Todas as informações sobre a solução de software digital SMA ShadeFix podem ser encontradas aqui.


Sobre a SMA
Como especialista líder mundial em tecnologia de sistemas fotovoltaicos, o Grupo SMA estabelece hoje os padrões para o fornecimento descentralizado e renovável de energia do futuro. O portfólio da SMA contém uma vasta gama de inversores FV eficientes, soluções de sistemas holísticas para sistemas FV de todas as classes de potência, sistemas inteligentes de gestão de energia e soluções de armazenamento de baterias, bem como soluções completas para aplicações híbridas de FV a diesel. Serviços de energia digital, bem como serviços abrangentes até e incluindo serviços de operação e manutenção para centrais elétricas de FV completam a gama da SMA. Os inversores da SMA com uma potência total em torno de 85 gigawatts foram instalados em mais de 190 países em todo o mundo. A tecnologia multipremiada da SMA está protegida por mais de 1.500 patentes e modelos de utilidade. Desde 2008, a empresa mãe do grupo, a SMA Solar Technology AG, está listada no Prime Standard da Bolsa de Frankfurt (S92) e está listada no índice SDAX.


SMA Brasil
Comendador Torlogo Dauntre, 74
Salas 402 e 404
Cambuí, Campinas (SP)
Brasil

Gerente de Marketing:
Mayara Barreto
Tel. +55 19 9 9751 4796
barreto@sma.de


Isenção de responsabilidade:
Este comunicado de imprensa serve somente como informação e não constitui uma oferta ou convite para subscrever, adquirir, manter ou vender quaisquer títulos da SMA Solar Technology AG (a “Empresa”) ou de qualquer subsidiária presente ou futura da Empresa (juntamente com a Empresa, o “Grupo SMA”) nem deve constituir a base de, ou ser confiada em conexão com, qualquer contrato de compra ou adesão de quaisquer títulos da Empresa ou de qualquer membro do Grupo SMA ou compromisso de qualquer natureza. Os títulos não podem ser oferecidos ou vendidos nos Estados Unidos da América sem registro ou isenção de registro nos termos da Lei de Títulos dos EUA de 1933, conforme emendada.

Este comunicado de imprensa pode conter declarações orientadas para o futuro. Declarações orientadas para o futuro são declarações que não descrevem fatos do passado. Elas também incluem afirmações sobre nossas suposições e expectativas. Estas declarações são baseadas em planos, estimativas e previsões que o Conselho de Administração da SMA Solar Technology AG (SMA ou empresa) tem disponível neste momento. As declarações orientadas para o futuro somente são, portanto, válidas no dia em que são feitas. As declarações orientadas para o futuro, por natureza, contêm riscos e elementos de incerteza. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem levar a diferenças consideráveis entre os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da empresa e as estimativas aqui apresentadas. Estes fatores incluem aqueles que a SMA tem discutido em relatórios publicados. Estes relatórios estão disponíveis no site da SMA em www.SMA.de. A empresa não assume qualquer obrigação de atualizar estas declarações orientadas para o futuro ou de ajustá-las para eventos ou desenvolvimentos futuros.