SMA anuncia inversor híbrido para o mercado fotovoltaico

SMA anuncia inversor híbrido para o mercado fotovoltaico

O Sunny Tripower Smart Energy torna o uso de energia solar ainda mais conveniente para residenciais

A rápida evolução da tecnologia de armazenamento aplicada à geração solar tem permitido a criação de sistemas cada vez mais eficientes. E os inversores híbridos exemplificam essa inovação. Tratam-se de soluções que permitem a conexão de um banco de baterias, ou seja, ao mesmo tempo em que ele está conectado à rede de distribuição (on-grid) e a uma fonte solar, ele também é conectado a um banco de baterias.

Esse tipo de equipamento é diferente daquele usado em aplicações off-grid com baterias, onde não há conexão com a rede. O inversor híbrido promete mais economia e sustentabilidade no uso da energia solar.

Inmetro deve regulamentar os inversores híbridos no Brasil
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro deverá apresentar, ainda este ano, uma portaria que visa regularizar a utilização dos inversores híbridos no mercado fotovoltaico brasileiro. Trata-se de uma atualização da Portaria nº 004/2021 que aguarda apenas uma data para ser publicada e começar a valer em definitivo.

De acordo com as regras atuais, ainda não existe um regulamento para a utilização dos inversores híbridos conectados à rede. A legislação permite apenas a instalação de inversores para fontes renováveis conectadas à rede elétrica, mas a operação com baterias, no modo on-grid ou off-grid, ainda não é regulamentada.

Inversores híbridos: marco importante para um setor em franca expansão
André Gellers, Country Manager da SMA, explica que quando a medida for publicada, ela representará um marco importante para o setor de energia solar.

“Os sistemas híbridos já são uma realidade no Brasil. Hoje existem muitos inversores instalados que não fazem injeção na rede. Acredito que já passou da hora de termos uma regulamentação que ajude essa tecnologia a contribuir com a geração de energia”, afirmou.

SMA lança inversor híbrido Sunny Tripower Smart Energy
E é exatamente para aumentar a contribuição da geração de energia solar na matriz energética brasileira que a SMA, líder mundial em tecnologia de sistemas fotovoltaicos, anuncia a disponibilidade no Brasil do novo inversor híbrido SMA Sunny Tripower Smart Energy.

O novo inversor da SMA amplia o leque de possibilidades oferecidas pelo SMA Energy System Home. Trata-se de um kit compacto, modelo 2 em 1, que permite que residências e pequenas empresas usem energia fotovoltaica autogerada de forma ainda mais flexível.

Por exemplo, um dos benefícios do inversor híbrido é a redução dos custos de estações de carregamento para veículos elétricos, que podem ser facilmente conectados através de interfaces integradas.

Graças à sua capacidade de carga e descarga rápida, o inversor híbrido trifásico aproveita ao máximo a bateria mesmo quando o clima é instável. O fornecimento automático de corrente de backup integrado no inversor garante que os equipamentos de consumo continuem a funcionar em caso de apagão.

"Com o Sunny Tripower Smart Energy, a SMA deu mais um passo importante no caminho para um fornecimento de energia independente, econômica e amiga do clima", afirma Jan Van Laethem, vice-presidente executivo da unidade de negócios Home Solutions da SMA.

“O novo inversor híbrido é uma extensão inovadora do SMA Energy System Home e é a solução ideal para gerar, armazenar e utilizar energia fotovoltaica de forma confortável e moderna. O sistema permite que nossos clientes reduzam consideravelmente seus custos de energia e os custos associados à mobilidade e geração de calor. Ao mesmo tempo, eles também podem atender às suas próprias demandas por um fornecimento sustentável de energia e proteção climática”, adiciona o vice-presidente.

Disponível em quatro classes de potência (5 kW, 6 kW, 8 kW e 10 kW), o Sunny Tripower Smart Energy foi concebido principalmente para utilização em residências.

Além disso, é compatível com baterias acopladas DC de alta tensão, de todos os principais fabricantes. Com este sistema, os operadores de usinas fotovoltaicas também se beneficiam da alta potência de carga que pode ser alcançada (até 30 A), o que permite que a bateria seja abastecida mesmo com poucas horas de luz solar. Desta forma, a casa conta com energia solar sustentável, 24 horas por dia.

Eletricidade mesmo em caso de apagão
O novo inversor híbrido pode ser usado em sistemas fotovoltaicos novos e existentes. A fonte de alimentação de backup integrada garante um fornecimento de energia seguro e ininterrupto para certos eletrodomésticos, mesmo em caso de apagão.

O inversor híbrido é instalado facilmente em apenas alguns passos, e pode ser comissionado de forma rápida e intuitiva com a ajuda do aplicativo instalador SMA 360°, sem ter que abrir o dispositivo. O sistema possui o software SMA ShadeFix para obter o máximo desempenho energético em caso de sombras e garantir a maior segurança possível.


Sobre a SMA:
Como especialista líder global em tecnologia de sistemas fotovoltaicos e de armazenamento, o SMA Group define hoje os padrões para o fornecimento de energia descentralizado e renovável de amanhã. O portfólio da SMA contém uma gama de inversores fotovoltaicos e de bateria eficientes, soluções para sistemas fotovoltaicos e de armazenamento em bateria de todas as classes de potência, sistemas inteligentes de gerenciamento de energia e soluções de carregamento para veículos elétricos e aplicações de energia para gás. Serviços de energia digital e de operação e manutenção para usinas fotovoltaicas. Os inversores SMA foram instalados em mais de 190 países em todo o mundo, com uma potência total superior a 110 gigawatts. A tecnologia multipremiada da SMA é protegida por cerca de 1.700 patentes e modelos de utilidade. Desde 2008, a empresa-mãe do Grupo, SMA Solar Technology AG, está listada no Prime Standard da Bolsa de Valores de Frankfurt (S92) e está listada no índice TecDAX.


SMA Brasil
Mayara Barreto | Marketing Brasil
+55 19 99751-4796
Mayara.Barreto@sma.de


Isenção de responsabilidade:
Este comunicado de imprensa serve apenas como informação e não constitui uma oferta ou convite para subscrever, adquirir, manter ou vender quaisquer valores mobiliários da SMA Solar Technology AG (a "Empresa") ou de qualquer subsidiária presente ou futura da Empresa (juntamente com o Empresa, o “Grupo SMA”) nem deve constituir a base ou ser invocado em relação a qualquer contrato de compra ou subscrição de quaisquer valores mobiliários da Empresa ou de qualquer membro do Grupo SMA ou qualquer compromisso. Os valores mobiliários não podem ser oferecidos ou vendidos nos Estados Unidos da América sem registro ou isenção de registro sob a Lei de Valores Mobiliários dos EUA de 1933, conforme alterada.

Este comunicado de imprensa pode conter declarações prospectivas. Declarações prospectivas são declarações que não descrevem fatos do passado. Eles também incluem declarações sobre nossas suposições e expectativas. Estas declarações baseiam-se no planeamento, avaliações e previsões atualmente disponíveis para a gestão da SMA Solar Technology AG (SMA ou empresa). As declarações prospectivas são, portanto, válidas apenas no dia em que são feitas. Declarações prospectivas por natureza contêm riscos e elementos de incerteza. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem levar a diferenças consideráveis entre os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da corporação e as estimativas aqui apresentadas. Esses fatores incluem aqueles que a SMA discutiu em relatórios publicados. Estes relatórios estão disponíveis no site da SMA em www.SMA.de. A Empresa não aceita qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas ou ajustá-las a eventos ou desenvolvimentos futuros.