SUNNY HIGHPOWER 75-10 – O campeão para plantas de até 1 MW

SUNNY HIGHPOWER 75-10 – O campeão para plantas de até 1 MW

O Sunny Highpower PEAK1, sucessor do Sunny Tripower 60-10, é um inversor de 75 kW ideal para instalar em plantas entre 75 kW e 1 MWp em telhados pouco complexos e plantas em solo. Este equipamento se carateriza pela sua topologia de planta “Virtual Central”, pela sua eficiencia e pela sua facilidade de instalação e commissionamento graças ao Inverter Manager.

Confiabilidade
O Sunny Highpower 75-10 se encontra no mercado desde Abril 2018. Ele é o sucessor do STP 60-10, com mais de 4 anos no mercado e mais de 2 GW instalados no mundo tudo, em plantas de até 61 MWp. A fabricação dele é realizada – sob supervisão da SMA – em Nordborg (Dinamarca), nas fábricas do nosso parceiro estratégico e prestigioso grupo industrial Danfoss.

Virtual Central
O modelo Virtual Central implica instalar as string box próximas ao gerador fotovoltaico e os inversores de string todos juntos próximos ao eletrocentro ou cabine de transformação. Esse modelo implica:

  • Cabeamento de corrente continua (cabo de string) reduzido – o cabo solar é o mais caro da planta FV
  • Cabeamento de alternada reduzido – o cabo de alternada em baixa tensão é o segundo mais caro duma planta FV
  • Cabeamento de comunicação reduzido – menores custos iniciais, menos instalação e menores problemas de comunicação
  • Locação central de todos os inversores – menores custos de O&M e troubleshooting

Todos estes fatores implicam uma redução de OPEX e CAPEX.

Eficiência
A eficiencia máxima deste inversor chega no 98.8%. A curva de eficiencia dele é muito plana em qualquer ponto de funcionamento sem importar a tensão de entrada, indo seu rango MPPT na entrada desde 570V a 800V. O inversor conta com o algoritmo Optitrack Global Peak, que busca o MPPT global em situações com sombras parciais (nas quais acontece um efeito joelho na curva MPPT), aumentando consideravelmente a produção nesses cenários.

Falando de temperatura, ele tem um comportamento excepcional graças á sua ventilação forçada com velocidade de ventilador regulada segundo o calor interior dos inversores. Esse sistema faz que, a pesar da sua elevada potencia e a sua compacidade, ele possa dar a su potencia nominal até 45 graus de temperatura ambiente (em tensão nominal de 630V) sem ter limitações de potencia, o qual é importante num país com temperaturas elevadas como o Brasil.

Flexibilidade e simplicidade
O SHP 75-10 tem uma capacidade de sobrecarga de até o 1.5. Cada inversor pode admitir até 112.5 kWp de potencia conetados nele. Se mantendo dentro desse limite de 112.5 kWp, o tempo de vida dos equipamentos não se reduz e, por tanto, a garantia não é invalidada. Algumas das provas iniciais feitas em diversos estados do país junto com os nossos parceiros foram feitos com 100 kWp e o equipamento comportou-se execepcionalmente. O SHP 75-10, ao contrário de outros equipamentos maiores a 60 kW, conta com conexão em 380V, o qual implica poder utilizar transformadores e proteções AC standard na indústria e uma redução de custos para projetos de mediano porte.

O SHP 75-10 conta com uma string box externa, que está disponível para venda na SMA e/ou os nossos distribuidores no Brasil. A mesma permite um desenho muito flexível no lado DC, podendo ser adaptada a vários tipos de paineis e a qualquer número de strings sem importar o número de entradas do inversor.

Facilidade de instalação
O SHP 75-10 é um inversor de somente 77 kg de peso, instalável entre duas pessoas de forma bastante simples. A sua compacidade faz que ele requeira de pouco espaço e de poucos trabalhos preparativos onsite o qual também facilita a operação e manutenção.

A placa mural dele tem somente 6 parafusos e o inversor é pendurado de forma simples utilizando dois parafusos laterais no corpo do inversor que escorregam dentro dum carril da placa mural.

A área de conexão é muito ampla e dentro dela o lado DC se encontra bem separado do lado AC. Os protetores de surto tipo II encontram-se já instalados dentro do inversor.

Gerenciamento inteligente da planta com o Inverter Manager
O SMA Inverter Manager (IM-20) é o componente central de comunicação e a interfaz unitaria para o controle da planta: asume todas as funções principais do gerenciamento dos inversores para até 42 inversores (3.15 MW). Graças á comunicação Modbus TCP (Sunspec Alliance) é possível integrar os dados da planta emsistemas SCADA de forma simples.

O IM-20 se opera mediante a ferramenta LCS tool, que está disponível no nosso site. O LCS tool permite economizar tempos no commissionamento, que se realiza a través dum assistente para toda a planta. Bastam poucos minutos para comissionar uma planta de até 3.15 MW graças ao assistente de configuração. O mesmo também permite escolher a norma ABNT 16149 no momento de selecionar o Grid Code. A LCS tool também permite operar la planta, mudar parâmetros de forma simples e um troubleshooting rápido.

Resumo
O Sunny Highpower 75-10 é um inversor perfeito para plantas desde 75 kW até 1 MW em telhados regulares ou sobre solo. Produzido na Dinamarca pelo nosso parceiro estratégico Danfoss, ele conta com a confiabilidade padrão dos equipamentos da SMA. Ele é flexível, simples e eficiente. O commissionamento e a manutenção deles são simples graças ao Inverter Manager e o LCS tool.